terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO : NOMES PRÓPRIOS


CRECHE O MUNDO DA CRIANÇA
PROFª: MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS ASSIS
PLANO DE AULA
Nomes próprios
OBJETIVOS:
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.


LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DOS ALUNOS (levar em consideração):
· Os conhecimentos prévios das crianças.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.

CONTEÚDOS
:
Leitura e escrita de nomes próprios

TEMPO ESTIMADO:
Um mês

MAREIAIS NECESSÁRIOS:
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3

Organização da sala

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:

- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.

Desenvolvimento das atividades
1. Selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2. Pedir a leitura e interpretação de nomes escritos.

3. Preparar oralmente a escrita: discutir com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, usar etiquetas; para lista de chamada usar papel sulfite ou papel craft.

4. Ser bem claro nas recomendações: explicitar o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc

5. Pedir a escrita dos nomes: com e sem modelo.

Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes.

Situação 1- Recolhendo material. Questionar as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouvir as sugestões. Distribuir etiquetas para as crianças e pedir que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chamar atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.

Situação 2 - Construindo um crachá. Questionar as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribuir cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorizar neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicitar o uso do crachá diariamente.


Identificação do próprio nome .

Dá para cada criança um cartão com o nome dela.
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Pedir que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Pedir para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realizar esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Apresentação de uma lista com os nomes das crianças da classe.

Atividade 1- Ditado
Ditar um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, pedir a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Pedir a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Dizer a letra inicial e final, por exemplo.

Atividade 2 - Fazendo a chamada
Entregar a lista de chamada das crianças da sala. Pedir que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Seguir as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.

Atividade 3 - Separando nomes de meninas e meninos
Apresentar a lista da chamada da classe. Pedir para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.

Atividades complementares
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.

AVALIAÇÃO:
Ao final das atividades, a criança deve:

- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.

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